Etiqueta

O elegante cachimbo e charuto

Não sou fumante. Mas gosto muito de observar as pessoas que tem o hábito do cachimbo e do charuto. É todo um ritual. Sei que o cachimbo é anterior à descoberta do tabaco e também aparece entre os celtas na Ásia e África. É usado com elegância desde tempos muito antigos com muito charme. Vetado em reuniões sociais, a etiqueta recomenda que seja reservado para a sua casa ou passeios solitários ao ar livre.

E como é o ritual do charuto?
Há muito e muito tempo fumar charuto é sinônimo de prazer, satisfação e relaxamento, assim como degustar um bom vinho e preparar uma refeição, dizem os experts no assunto. Fumar charuto está cada vez mais na moda, assim como a sua escolha e como deverá ser o procedimento em relação a todo um ritual que o segue. Dizem os entendidos que o prazer de apreciar um bom charuto é muito maior no momento em que conhecemos detalhes da sua origem. O charuto não se julga pelo preço e sim pelo aroma. Um bom fumante de charutos não resiste ao prazer de passá-los sob as narinas antes de acendê-lo. Aprecia sua forma, coloração e elegância. O local adequado para a degustação de charutos também é fator fundamental. Aprendi estas sutilezas com o meu genro encantador, que é expert no assunto.

Como se deve acender um charuto?
Não se acende com o isqueiro a fluído, pois passa o gás para o charuto. Há isqueiros apropriados para acender charutos. Há apreciadores que preferem a chama de uma vela ou do fósforo de palito longo. Alguns charutos vêm envoltos em lâmina de madeira, assim esta lâmina é dobrada ou enrolada e á aceso o charuto. Deve ser fumado até o fim e jamais abandonado pela metade, o que seria uma descortesia para com aquele que lhe ofereceu.

Qual o lugar ideal para a degustação de charutos?
Merece um lugar adequado, já que falamos que é um momento especial de relaxamento e reflexão. Um santuário é o ideal onde o degustador possa durante todo o tempo cumprir seu ritual sem a preocupação de estar atrapalhando por causa da fumaça. Existem alguns tipos de restaurantes, nos quais os degustadores de charuto são bem-vindos e em outros bares de hotéis e restaurantes existe uma placa proibindo fumar cachimbos e charutos. Dizem que charuto não se fuma, degusta-se.

Que bebida pode acompanhar o charuto?
O charuto pode ser combinado com conhaque, rum, um bom vinho do Porto e até com algumas cervejas mais encorpadas. Chope, refrigerante ou suco não entram na lista. Alguns degustadores até molham a extremidade do charuto no conhaque.

Como devo conservar os charutos?
Charutos precisam ser conservados cuidadosamente. Um charuto ressecado, dizem que não é nada prazeroso. Deve ser mantido a uma temperatura entre 16 e 18 graus e umidade entre 65 a70%, de preferência numa caixa que permita controlar o nível da umidade. Existem caixas especiais com um umidificador de madeira revestido por dentro do cedro, que pode acondicionar de 25 a 200 charutos e vem equipado com um higrômetro, usado para medir níveis de umidade, além de um elemento de umedecimento para armazenar água e liberar umidade ele é preso na tampa, longe dos charutos e pode ser reabastecido. Estes métodos de conservação mantêm os charutos com os aromas e sabores originais.

Posso misturar diferentes marcas de charutos?
Cada charuto tem a sua característica e não convém misturar marcas diferentes.

Heda Seffrin – Arte & Cozinha - envie sua mensagem clicando aqui

 

Outras edições: